Você sabia que o processo de emagrecimento saudável precisa estar alinhado à sua saúde mental?

O objetivo de muita gente é iniciar um novo ano com saúde e prosperidade. Isso também inclui estar bem com o próprio corpo, como é o caso de pessoas que querem e/ou precisam emagrecer.

Mas para isso, muitos escolhem se jogar em dietas malucas que dizem apresentar resultados rápidos. Além de estarem diante de falsas promessas, o lado emocional sofre graves consequências que podem durar por toda a vida.

Afinal, o que é ‘Janeiro Branco’?

A campanha ‘Janeiro Branco’ existe desde 2014 e foi criada com o intuito de dar visibilidade aos cuidados com a saúde mental, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida. 

A escolha do mês foi feita de forma estratégica, justamente por ser o período em que ocorre uma reflexão coletiva, somada a decisões de metas e elaboração de planejamentos para todo o ano. 

A saúde mental tem sido um tema bastante abordado nos dias atuais e o Brasil vem apresentando, nos últimos anos, dados alarmantes. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão, sendo o maior índice da América Latina. 

Já no caso da ansiedade, os números são ainda mais assustadores. Mais de 18 milhões de pessoas convivem com o transtorno, o que equivale a quase 10% da população do país. 

Os impactos da saúde mental na alimentação

Somos aquilo que comemos, correto? Logo, para ter uma vida longe de complicações, é preciso aderir a uma alimentação balanceada.

Não é novidade para ninguém que alimentos nutritivos e saudáveis trazem inúmeros benefícios ao organismo, inclusive à saúde mental. 

Estar em um processo de emagrecimento não significa deixar de se alimentar. Muito pelo contrário, é saber o que consumir na quantidade correta. 

A deficiência de algumas substâncias, oriundas de uma alimentação inadequada, podem impactar negativamente o lado emocional do indivíduo. 

Por exemplo, a escassez de ácido fólico pode colaborar no desenvolvimento da depressão em adultos. Já a falta de vitamina B12 reduz a disposição e está ligada até mesmo à psicose. 

Saúde mental aliada ao emagrecimento

O lado emocional precisa estar sob controle durante todo o processo de emagrecimento. Sabemos que emagrecer não é fácil, mas é necessário passar pelo processo de forma que contribua com a sua qualidade de vida. 

Se sua meta é perder alguns quilos, você precisa entender que sua mente tem que estar sã para que consiga atingir seu objetio de forma saudável. 

Manter o controle das emoções é fundamental na dieta, uma vez que auxilia na disposição para realizar exercícios físicos.

Confira os três princípios fundamentais que ajudam a emagrecer com saúde mental

1- Ter equilíbrio nas refeições

Conforme já dissemos, é preciso saber escolher os alimentos. Estamos falando de equilíbrio e não restrição. 

A reeducação alimentar é nada mais que uma mudança de comportamento em relação à comida, sendo não pular refeições, hidratar-se corretamente, priorizar os carboidratos integrais, fracionar as refeições de 3 em 3 horas e outros.

2- Praticar atividades físicas diariamente

Além de ser fundamental no emagrecimento, os exercícios físicos auxiliam no bem-estar. Isso porque ocorre a liberação de hormônios que causam efeitos surpreendentes ao corpo.

A endorfina promove a sensação de recompensa. Já a serotonina é conhecida como hormônio da felicidade e o cortisol reduz os efeitos do estresse, por exemplo.

3- Dormir oitos horas por dia

Promover uma higiene do sono é essencial nesse processo. Deixar de dormir acarreta diretamente em ganho de peso. 

Além disso, a insônia é uma predisposição para os transtornos de depressão e ansiedade. 

Vale ressaltar que não ter uma noite de sono de qualidade também desmotiva as práticas de atividades físicas, promovendo o sedentarismo e a sensação de culpa. 

Alimentos que você precisa incluir na sua dieta!

 Alguns alimentos promovem o bem-estar, melhoram o humor e dão sensação de tranquilidade. 

Além de contribuir no processo de emagrecimento, eles estimulam a  produção de determinados neurotransmissores que são responsáveis por melhorarem o lado emocional. Confira:

  • Banana: previne a depressão, a ansiedade, a irritação; 
  • Laranja: auxilia no relaxamento muscular, melhora o humor e alivia o estresse; 
  • Aveia: ajuda na diminuição dos sintomas da depressão e contribui para uma boa noite de sono;
  • Mel: promove sensação de prazer e, consequentemente, diminui as sensações ruins;
  • Melancia: combate o estresse físico e emocional.

A ISCEM no tratamento para sobrepeso e obesidade

Aqui na ISCEM, você encontra um time de especialistas em um tratamento integrativo, a fim de promover a perda de peso e a eliminação de medidas de forma saudável, eficaz e focando na sua saúde física, mental e nutricional.

Nossa equipe, formada por nutricionistas e nutrólogos, realiza um atendimento personalizado traçando estratégias realistas para te ajudar na busca de uma boa saúde.

Nosso foco está em cuidar de você de forma integral, a fim de evitar que outras complicações apareçam com o tempo, aumentando sua expectativa de vida e longevidade.

Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta!