Medicina da dor: entenda essa especialidade médica

Sentir dor constantemente pode até ser comum, mas NÃO é normal.

Não aceite viver com dor!

Um médico especialista em medicina da dor pode ajudar você a ter mais qualidade de vida.


Muitas pessoas sofrem com dores crônicas, que podem ser mais amenas ou mais intensas. Somente quem sente dor quase todos os dias sabe o quanto é difícil se concentrar e realizar as tarefas do dia a dia com disposição e bom humor. Contudo, a dor crônica não precisa ser tratada apenas pelo método convencional, ou seja, com medicamentos para dor, anti-inflamatórios e fisioterapia.


Pelo contrário! Os estudos em medicina da dor nos mostram que existem muitos outros fatores que devem ser analisados e otimizados para entender, diagnosticar e resolver a dor de difícil controle. Sim! A dor tem solução! Alguns desses fatores são: qualidade do sono, gerenciamento do estresse, saúde mental, hábitos alimentares, predisposição genética, prática de exercícios físicos, indicadores de vitaminas minerais e hormônios.

O que faz o especialista em medicina da dor?

O médico especialista em medicina da dor desempenha um papel essencial no tratamento de pacientes que sofrem com dores crônicas. Esses profissionais acreditam que compreender o estilo de vida do paciente é fundamental para propor o tratamento mais adequado e ajudar a restaurar sua qualidade de vida.

A dor crônica é uma condição complexa e multifacetada, afetando não apenas o corpo, mas também o bem-estar emocional e social do paciente. Compreender o estilo de vida do paciente envolve conhecer seus hábitos diários, rotina de trabalho, atividades físicas, dieta, padrões de sono, relacionamentos e fatores de estresse. Essas informações são essenciais para obter uma visão holística da vida do paciente e compreender como a dor impacta em cada aspecto dela.

Além disso, quando um paciente procura um médico especialista em dor, ele já passou por outros especialistas e não obteve sucesso no controle da dor. O especialista em medicina da dor também tem consciência dessa realidade e está pronto para ajudar. 

Por meio de exames de sangue detalhados, investigamos o funcionamento do seu organismo, identificando fatores que podem atrapalhar o seu emagrecimento. Por exemplo: quantidades inadequadas de vitaminas, minerais e hormônios podem prejudicar o processo de perda de peso.

Como atua a medicina da dor?

A medicina da dor utiliza tratamentos infiltrativos, bloqueios de nervos, tratamentos minimamente invasivos ou tratamentos conservadores associados a outras terapias multidisciplinares para tratar os seguintes problemas:

  • Artrose, artrite, tendinites e bursites;
  • Enxaqueca, fibromialgia ou endometriose;
  • Dores na coluna, no pescoço ou na lombar;
  • Dores no ciático ou dores musculares;
  • Outras condições dolorosas de difícil controle.

Portanto, caso tenha se identificado com as informações acima, procure um profissional especializado em medicina da dor. 

Você não precisa viver com dor! Pratique o autocuidado e o amor-próprio: invista em você e na saúde!

Entre em contato

Agende sua avaliação com profissionais qualificados e especialistas no que diz respeito à saúde e alimentação!