obesidade na terceira idade

obesidade na terceira idade


A obesidade é um fator de risco que deve ser evitado, principalmente na terceira idade. Diversas doenças estão associadas ao excesso de gordura corporal, que na melhor idade pode trazer prejuízos ainda mais graves para a saúde.

Entre os riscos da obesidade na terceira idade estão: desenvolvimento ou agravamento de doenças, maiores chances do paciente ter demência e desencadear situações como elevação da pressão arterial e dos níveis de colesterol no sangue.

Para saber mais sobre os riscos de ter obesidade na terceira idade, como prevenir, a possibilidade de realização da cirurgia bariátrica e demais informações, continue a leitura.

Por que evitar a obesidade na terceira idade?

Ela deve ser evitada por ser um fator de risco. O excesso de gordura corporal em pessoas com idade avançada é ainda mais prejudicial para a saúde. Isso porque diversas doenças podem surgir a partir desta condição e outras podem ser agravadas. 

Como saber se sou obeso?

A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC), uma fórmula matemática que leva em consideração o peso e a altura. É só colocar seus dados na fórmula abaixo para obter o resultado:

IMC = peso / altura x altura

O resultado deve ser comparado com a tabela abaixo, onde é possível saber se você pode ser considerado obeso ou não, confira:

  • IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso;
  • IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I;
  • IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II;
  • IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

Quais doenças a obesidade na terceira idade pode agravar?

O excesso de peso é prejudicial em qualquer idade, a questão é que quanto maior for a idade do paciente, mais sérias podem ser as complicações. Abaixo você confere cinco exemplos dos riscos da obesidade na terceira idade:

  • Acidente vascular cerebral (AVC)

Quanto maior o nível de gordura no organismo, maiores a chances de entupimento das artérias, propício para ocorrência de AVC. No idoso, as consequências são ainda mais complicadas e com recuperação lenta.

  • Doenças cardiovasculares

O coração com idade mais avançada pode ter problemas para funcionar devido ao excesso de gordura, aumentando os riscos de um infarto, por exemplo.

O risco, principalmente de depressão, é agravado pelo sobrepeso. Isso porque a situação desregula a flora intestinal, responsável por produzir o hormônio do bem-estar. Além disso, há maior probabilidade do paciente sofrer com demência e Alzheimer. 

  • Diabetes 

A diabete é uma doença que acomete muito os idosos no Brasil, sendo mais comum a partir dos 65 anos. Com a obesidade, a chances de desenvolvimento do quadro aumentam ainda mais, devido ao fato de que, na maioria das vezes, a insulina no metabolismo do obeso está desregulada. 

  • Osteartrose

É o nome técnico para aquela dor no joelho que a gente começa a sentir com a idade mais avançada. Na terceira idade já é comum o desgaste natural das estruturas ósseas, porém, a obesidade acelera ainda mais esse processo. O excesso de peso sobrecarrega os membros inferiores, alterando nossa postura e nosso caminhar.

Essas são apenas algumas das doenças que a obesidade na terceira idade pode trazer ao paciente. A lista conta com outras condições, como: hipertensão, apneia do sono, artrose, gota, pedras na vesícula, insuficiência renal, gordura no fígado, entre outras.

Idosos podem realizar cirurgia bariátrica? 

O ideal é que a cirurgia bariátrica seja realizada em pacientes de até 65 anos, pois após essa idade o risco de complicações é muito maior, bem como o tempo para recuperação. Porém, a necessidade e a possibilidade de realização do procedimento só pode ser dita após uma avaliação criteriosa realizada por uma equipe de profissionais. 

A obesidade na terceira idade pode ser tratada na ISCEM!

A ISCEM oferece tratamento para a obesidade na terceira idade, trazendo maior qualidade de vida ao paciente.

Emagrecer, de forma saudável, é sempre a melhor opção depois da prevenção. Por isso, aqui na ISCEM possuímos um time de profissionais capacitados para promover tratamento integrativo, que vai melhorar seu bem-estar e aumentar sua longevidade. Um trabalho feito em conjunto para melhorar a sua qualidade de vida: nutrição, nutrologia, tratamento para sobrepeso e obesidade, cardiologia, cirurgia vascular e radiologia intervencionista.

Envelheça com saúde! Entre em contato com nossa equipe e agende uma avaliação.