A reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos são consideradas as opções mais seguras de tratamento para sobrepeso e obesidade. No entanto, os desafios fazem com que muitas pessoas desistam durante o processo.
Claro, não há como culpá-los. A pressão dos amigos e familiares e o estigma social podem causar conflitos internos, que para muitos a solução é a desistência.
Contudo, saiba que a jornada pode ser longa, mas não precisa ser dolorosa?
Abaixo, iremos te mostrar as opções seguras e eficazes para tratar o excesso de gordura e a obesidade!
O que é preciso saber antes de iniciar qualquer dieta para obesidade e sobrepeso
Equilibrar a alimentação e fazer uma reeducação alimentar não significa subtrair, mas sim substituir, mudar horários e, às vezes, dividir a quantidade total de alimentos ingeridos em um dia em porções pequenas.
Porém a pergunta que todos os amantes de fast-foods fazem é: “Vou ficar sem comer o que mais gosto?”
Acontece que os alimentos coringas, inseridos na reeducação alimentar, fazem com que as toxinas liberadas pelo excesso desses alimentos sejam expulsas do nosso organismo, diminuindo a necessidade de comer determinados tipos de alimento.
E é claro, tudo isso dá pra fazer mantendo o seu paladar salvo da mesmice.
Eles ajudam a limpar nosso paladar, nosso intestino e ainda promovem uma sensação de saciedade!
Mas, vale lembrar que tudo isso deve ser feito com o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo.
É exercício físico e não atividade física
Atividade física é o que você faz no dia a dia e, basicamente, todos nós realizamos durante os serviços domésticos ou as saídas de casa como ir na padaria e no supermercado, por exemplo.
Mas o exercício físico só faz quem realmente tira um tempo para se exercitar conscientemente.
Seja natação, yoga, musculação, dança ou pilates, esses são alguns tipos de exercícios físicos que promovem queima de calorias, fortalecem a musculatura e ajudam a proteger o coração.
Aqui você já inicia sua trajetória no caminho para o emagrecimento. Se a ingestão calórica for reduzida de forma estratégica, o exercício só vai acelerar ainda mais o processo de luta contra o sobrepeso e a obesidade.
Acontece que o rompimento de fibras musculares causados na musculação fará com que o seu organismo busque recursos para suprir essa ruptura. Com isso, seu metabolismo acelera e o gasto calórico também!
Ou seja, a conta fecha: mais gasto calórico com menos consumo calórico é igual a opção mais segura de tratamento para obesidade e sobrepeso.
Remédios contra a obesidade
A medicação só é segura quando recomendada pelo seu médico!
Tenha certeza de que, antes de iniciar o uso de qualquer tipo de medicamento, uma rigorosa e minuciosa bateria de exames será realizada. Já com o resultado em mãos, o especialista traçará o perfil de tratamento para obesidade medicamentoso mais adequado à sua individualidade biológica.
Vale ressaltar que o tratamento para obesidade com remédios é um tratamento complementar à reeducação alimentar e aos exercícios físicos. Além disso, os tipos de medicamentos mais comuns no combate ao acúmulo de gordura são os inibidores do apetite, redutores da absorção de gordura, dentre outros.
Os termogênicos por sua vez, que são responsáveis por aprimorar ainda mais a perda de calorias por meio da aceleração do metabolismo, também são altamente indicados em casos onde o paciente não apresente problemas cardíacos.
Cirurgias para o tratamento da obesidade e sobrepeso
A cirurgia bariátrica pode ser indicada pelo médico nos cenários de obesidade mórbida em que o paciente apresenta índice de massa corporal maior do que 40kg/m2.
Ou, ainda, se doenças adjacentes à obesidade forem constatadas como hipertensão e colesterol alto, diabetes e apneia do sono. Nesse cenário o índice de massa corporal admitido é de 35 mg/m2.
Os principais tipos de cirurgia bariátrica são:
- Derivação biliopancreática – onde parte do estômago é removida com uma ligação do estômago à parte final do intestino delgado;
- Bypass gástrico – uma redução do estômago e alteração do intestino;
- Banda gástrica – faixa ajustável colocada em volta do estômago, diminuindo seu tamanho;
- Gastrectomia vertical – é feita a remoção da parte esquerda do estômago, diminuindo o armazenamento de comida.
E você? Ficou animado para alcançar suas metas de emagrecimento? A ISCEM te ajuda neste processo, desde a reeducação alimentar até o acompanhamento de exames.
Nosso foco está em cuidar de você de forma integral, a fim de evitar que outras complicações apareçam com o tempo, aumentando sua expectativa de vida e longevidade.
Agende sua consulta e venha emagrecer com saúde!