Nos últimos dois anos o número de pessoas que estão incluídas em quadros de sobrepeso e obesidade aumentaram, drasticamente, como consequência do isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19.
A obesidade é um problema de saúde pública que impacta diretamente no surgimento e na evolução de doenças como hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardiovasculares, por exemplo.
É muito importante que você tenha plena consciência dos prejuízos à sua saúde que são causados pelo excesso de peso.
No artigo de hoje vamos te explicar um pouco sobre o que caracteriza que uma pessoa seja obesa ou tenha sobrepeso, além de te mostrar os melhores caminhos a fim de tratar a condição. Continue a leitura.
Como saber se tenho sobrepeso e obesidade?
O que define se uma pessoa se enquadra ou não na condição de sobrepeso e obesidade é o índice de massa corpórea, mais conhecido como IMC.
-
Aprendendo a calcular o IMC
IMC = Peso ÷ (Altura × Altura)
Existe uma regra que determina em que grupo o indivíduo se encaixa, veja só:
- 25,0 a 29,9 Kg/m2: sobrepeso;
- 30,0 a 34,9 Kg/m2: obesidade grau I;
- 35,0 a 39,9 Kg/m2: obesidade grau II;
- Maior que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.
Perigos à saúde
Já vimos anteriormente que, para que o paciente esteja acima do peso, o primeiro passo é estar no grupo de sobrepeso.
A obesidade pode acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças.
Crianças e adolescentes obesos podem sofrer, além do bullying, consequências sérias à saúde como surgimento de doenças cardiovasculares e complicações na formação óssea.
Geralmente, em crianças e adolescentes, a obesidade se desenvolve em decorrência a fatores como:
- Hábitos alimentares ruins;
- Problemas psicológicos;
- Rotina e convivência familiar difíceis etc.
Grande parte dos adolescentes obesos se tornam adultos com sobrepeso e obesidade. Mas, o problema pode ser acentuado devido à distúrbios hormonais e metabólicos ou sedentarismo, aumentando os riscos de hipertensão, doença cardíaca e diabetes tipo 2, por exemplo.
O que é medicina integrativa?
A medicina integrativa visa promover o bem-estar e a qualidade de vida do paciente, para isso é feito um tratamento com os profissionais necessários para atingir esse objetivo.
Além do tratamento profissional, a colaboração e entrega do paciente é imprescindível.
Na medicina integrativa não é feito o tratamento somente da doença, de forma isolada. Todo o processo é pensado com foco no paciente, em todos os âmbitos de sua saúde: física, emocional, nutricional e social.
Impactos do sobrepeso e da obesidade na saúde cardiovascular
Em pessoas obesas é muito comum que a dieta seja repleta de fontes de gorduras saturadas, o que faz com que a taxa de colesterol no sangue aumente e cause o acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Conforme dito em nosso último artigo “essas placas de gordura atrapalham a passagem sanguínea e podem, inclusive, entupir nossas artérias, oferecendo riscos muito sérios para a saúde cardiovascular”.
Tratamento integrativo para sobrepeso e obesidade
Com a prática integrativa, o tratamento para sobrepeso e obesidade se torna muito mais efetivo.
Na maioria das vezes, a obesidade é consequência de maus hábitos alimentares ou comportamentos inadequados para manter uma boa saúde.
Para tratar o sobrepeso e a obesidade é preciso, primeiro, que o paciente entenda a importância e aceite mudar o seu estilo de vida.
Na ISCEM, o paciente recebe a orientação de nutrólogos e nutricionistas que visam promover a reeducação alimentar, além de instruções para a realização de atividade física dadas por um médico do esporte, especialista em emagrecimento saudável.
Conte com os médicos da ISCEM e realize seu tratamento integrativo para sobrepeso e obesidade com profissionais qualificados e especialistas em emagrecimento saudável.
Nosso foco está em cuidar de você de forma integral, a fim de evitar que outras complicações apareçam com o tempo, aumentando sua expectativa de vida e longevidade.
Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta.
Mudando seus hábitos é possível aumentar, significativamente, a sua expectativa de vida.