rotulagem nutricional

rotulagem nutricional


Você sabia que ler os rótulos dos alimentos é tão importante para a saúde quanto ter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente?

Se você quer ter um estilo de vida saudável, essa simples ação deve fazer parte do seu cotidiano.

Os rótulos dos alimentos nos mostram informações importantíssimas sobre o que estamos consumindo como data de validade, informações nutricionais e ingredientes presentes naquele alimento, por exemplo.

Entra em vigor, no dia nove de outubro de 2022, a nova rotulagem nutricional, e é imprescindível que você saiba quais serão as mudanças adotadas e conheça qual delas é a mais significativa para a saúde dos consumidores. Boa leitura.

O que é rotulagem nutricional?

As informações que um rótulo deve conter são definidas, no Brasil, pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e visam garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor.

Algumas informações nutricionais são obrigatórias como porção, medida caseira e percentual de valores diários (%VD).

Além disso, essa rotulagem precisa ter uma tabela de informações nutricionais contendo a quantidade dos seguintes itens:

  • Valor energético;
  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Fibra alimentar;
  • Gorduras totais;
  • Gorduras saturadas;
  • Gorduras trans;
  • Sódio.

O que muda na nova rotulagem nutricional?

Um dos pontos a ser modificado está relacionado diretamente à tabela de informações nutricionais que, além dos itens citados anteriormente, deve conter também:

  • Açúcares totais; 
  • Açúcares adicionados;
  • Declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml;
  • Quantidade de porções por embalagem.

Visando diminuir a possibilidade de uso de contrastes que prejudiquem a leitura das informações, a tabela de informações nutricionais deve ser escrita somente com letras pretas que devem estar, necessariamente, em um fundo branco.

A principal mudança: rotulagem nutricional frontal

Ela aparecerá em forma de um símbolo informativo na parte frontal superior do produto. E esse local não foi escolhido por acaso, viu? Essa é uma área bem fácil de ser capturada pelos nossos olhos.

Seu principal objetivo é tornar acessíveis as informações referentes ao alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde, de forma que seja de fácil compreensão por parte do consumidor.

A rotulagem nutricional frontal visa identificar o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio e aparecerá em um símbolo que contém uma lupa.

Rotulagem nutricional frontal: como foi feita a escolha dos 3 nutrientes?

Primeiramente, vale salientar que se a rotulagem nutricional frontal tivesse uma lista grande de informações poderia causar uma desatenção por parte dos consumidores, levando-os a não realizarem a leitura. 

Visto isso, o critério de escolha dos três nutrientes foi de que seriam colocados, ali, as informações nutricionais referentes àqueles que, se consumidos em excesso, podem prejudicar a saúde e a qualidade de vida do consumidor. 

Confira, a seguir, os danos causados pelo excesso de consumo dos nutrientes escolhidos para compor a rotulagem nutricional frontal:

  • Açúcares adicionados

Os açúcares são fonte de energia para o nosso organismo e estão presentes, naturalmente, em alguns alimentos como frutas, legumes e leite. 

O problema está quando eles são adicionados para que o sabor doce seja evidenciado ou como forma de auxiliar na preservação do alimento, por exemplo.

A ação de adicionar açúcares faz com que o valor nutricional daquele alimento seja baixo.

Com isso, quando a quantidade de açúcares excede àquela que o organismo precisa, ocorre o armazenamento em forma de gordura.

  • Gorduras saturadas

Encontradas em alimentos de origem animal e vegetal como carne bovina e azeite, as gorduras saturadas podem fazer com que o indivíduo que ingerí-las em excesso ganhe peso e tenha níveis elevados de colesterol “ruim” no sangue.

Esse tipo de colesterol, chamado LDL, conforme já abordamos em outro artigo, “é o tipo de colesterol que, literalmente, gruda nas artérias e, conforme vão se acumulando, as placas de gordura vão surgindo.”.

Isso tudo aumenta, significativamente, os riscos de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

  • Sódio

Ele é um tipo de eletrólito que ajuda nosso organismo a manter um equilíbrio hídrico, além disso possui papel importante na função dos nervos e músculos

O consumo excessivo de sódio pode aumentar os riscos de pressão alta e de doenças cardiovasculares e renais.

Todos os produtos devem seguir a nova norma, imediatamente?

Não. Até porque seria inviável trocar os rótulos de todas as mercadorias do setor alimentício que já estão em circulação e/ou que já foram produzidas e rotuladas.

Aqueles produtos que forem lançados a partir do dia 9 de outubro de 2022 devem estar, obrigatoriamente, adequados à nova norma.

Para aqueles que já estão em circulação até a data, os prazos para que essa adequação seja implementada são:

  • Alimentos em geral: até 09 de outubro de 2023;
  • Alimentos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte, agroindústria artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal: até 09 de outubro de 2024;
  • Bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis: até 09 de outubro de 2025.

Conte com a ISCEM para cuidar da sua saúde nutricional

Aqui você encontra profissionais qualificados e especialistas em nutrição.

Ressaltamos que o mais indicado é ter um baixo consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados. Prefira alimentos in natura ou minimamente processados.

Nossas nutricionistas estão aptas para montar um plano alimentar personalizado para você, pensado detalhadamente para suprir as suas necessidades nutricionais de forma que se encaixe perfeitamente na sua rotina.

Conte conosco e passe a seguir uma alimentação saudável, equilibrada e prazerosa.

Para agendar uma consulta basta acessar a guia de contato, aqui no nosso site, ou clicar no link da BIO do nosso Instagram.

Esperamos por você!