Na hora de procurar um médico para te ajudar com alimentação ou perda de peso fica sempre a dúvida se a consulta deve ser marcada com um nutrólogo, nutricionista ou endocrinologista, certo?
Neste artigo vamos falar a respeito da função desses profissionais e explicar um pouco melhor sobre o que cada um deles trata e quando é que você deve procurá-los.
Ficou com curiosidade para saber mais? Então continue a leitura.
O que é um nutrólogo e qual sua função?
O nutrólogo é um médico formado em medicina que atua na área de nutrologia.
Esse profissional tem por finalidade diagnosticar e tratar todos os problemas de saúde que estejam associados a maus hábitos alimentares, dentre os principais podemos citar:
- Distúrbios hormonais;
- Sobrepeso;
- Dificuldade para emagrecer;
- Dificuldade para ganhar massa muscular;
- Diabetes;
- Falta de concentração;
- Má cognição ou raciocínio lento;
- Problemas de memória;
- Estresse elevado;
- Fadiga e indisposição;
- Dores de cabeça;
- Intestino desregulado.
As consultas com o nutrólogo promovem diversos benefícios para o paciente a longo prazo. Um deles é ampliar a consciência quanto aos impactos que hábitos de rotina, assim como os hábitos alimentares, causam na sua saúde, evidenciando a relação do seu estilo de vida com as queixas apresentadas, evitando a reincidência dos sintomas no futuro.
O nutrólogo pode encaminhar o paciente para a nutricionista e/ou também para o endócrino. Isso pois, havendo necessidade, os três profissionais podem trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Além dos pedidos de exame de check-up, o nutrólogo também pode receitar para o paciente medicamentos e fitoterápicos.
Entendendo um pouco sobre o endocrinologista
O endocrinologista é o médico especializado no funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam.
As glândulas são responsáveis por liberar os hormônios na corrente sanguínea, substâncias responsáveis por regular diversas funções no organismo.
Dessa forma o endócrino trata problemas como:
- Obesidade;
- Diabetes;
- Osteoporose;
- Alterações no funcionamento da tireoide;
- Alterações no crescimento infantil;
- Reposição de hormônios na menopausa.
Diferença das abordagens entre endocrinologista e nutrólogo
Ambos os médicos se atentam às questões hormonais do paciente.
No entanto, o nutrólogo busca uma ligação entre esses problemas e os hábitos do paciente, especialmente em relação a alimentação e nutrição. É ele quem realiza o acompanhamento do paciente diante uma mudança de hábitos alimentares, almejando um resultado mais duradouro!
Já o endócrino corrige, a curto prazo, sintomas relacionados à evolução das doenças, tratando o desequilíbrio dos hormônios.
O papel do nutricionista
O nutricionista é o profissional capacitado a prescrever dietas balanceadas e equilibradas, com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Os principais motivos que levam o paciente a procurar um nutricionista é o desejo de realizar uma reeducação alimentar através de dietas planejadas para objetivos específicos como emagrecer ou ganhar massa magra.
Contudo, o objetivo da procura de um nutricionista pode ser simplesmente o de melhorar a imunidade, o que é muito comum para pacientes que estejam sofrendo o impacto de processos químicos e radioativos ocasionados por tratamentos intensivos contra o câncer, por exemplo.
Além disso, pacientes com diagnóstico recente de diabetes e hipertensão também se beneficiam das consultas com o nutricionista. O acompanhamento com esse profissional permite uma passagem mais leve pelo processo inicial de readaptação na alimentação diária.
Nutrólogo e nutricionista na prática
O nutrólogo é o pontapé inicial para que você tenha uma vida mais plena em relação a sua saúde física e mental.
Não é raro que o nutrólogo trabalhe em conjunto com o paciente e com nutricionistas, fazendo o que chamamos de medicina integrativa, na qual ambas as especialidades e o próprio paciente se tornam peças fundamentais para que seja possível alcançar os resultados desejados.
O nutrólogo pode fazer um encaminhamento do paciente para o nutricionista caso o paciente precise de um plano alimentar personalizado, por exemplo.
Uma das grandes diferenças entre nutrólogo e nutricionista é que o nutrólogo não passa dietas e o nutricionista não pode receitar medicamentos!
Principais diferenças entre nutrólogo e nutricionista
O papel do nutrólogo é sempre mais investigativo!
Quando um paciente vai até o nutricionista, ele obtém ali uma dieta a ser seguida de acordo com suas queixas e necessidades do seu organismo.
O nutricionista pode identificar, com base no conhecimento dos hábitos alimentares do paciente e com o auxílio de alguns exames, a falta de alguns nutrientes. Assim, é possível estabelecer um plano alimentar personalizado a partir dessas informações.
No entanto, pacientes que já passaram por esse processo e não obtiveram resultados satisfatórios com dietas regradas e nem o sucesso em perder peso ou ganhar massa muscular, têm como alternativa iniciar um tratamento com o nutrólogo.
Isso porque, com a ajuda da bioimpedância, o nutrólogo consegue direcionar melhor o paciente para que ele converta a massa gorda em massa magra, associando isso a dicas estratégicas de alimentação e a indicação de exercícios e suplementos.
E você? Já se consultou com um nutrólogo ou com um nutricionista antes? Na ISCEM você encontra profissionais extremamente qualificados e que vão te ajudar em busca de um emagrecimento saudável e sustentável.
Acompanhe nosso Instagram e fique por dentro de conteúdos incríveis sobre sua saúde!