A junção de diferentes compostos gordurosos recebe o nome, popularmente conhecido, de colesterol.
Nosso corpo realiza a produção natural de colesterol, principalmente, por meio do fígado e do intestino.
Extremamente importante para que a produção de hormônios sexuais e de vitamina D esteja sempre funcionando corretamente, o colesterol é imprescindível para o bom funcionamento do nosso corpo.
Mas você, provavelmente, já ouviu aquela expressão que diz que ‘tudo em excesso faz mal’, não é mesmo? E com o colesterol não podia ser diferente!
Continue lendo o artigo e entenda melhor o que é o colesterol alto e quais impactos ele trás para a nossa saúde. Além disso, tenha acesso a dicas para prevenir a condição e entenda quais são os tratamentos mais indicados para solucionar o problema.
Tipos de colesterol
Existem três tipos de colesterol: HDL, LDL e VLDL. Mas, hoje, vamos focar no HDL e no LDL.
O HDL é comumente conhecido como ‘colesterol bom’. É ele o principal responsável por ‘limpar’ nossas artérias de todo o excesso de gordura, o que influencia significativamente para a prevenção de doenças cardiovasculares. Esse é o tipo de colesterol que quanto maiores estiverem os níveis, melhor pro nosso organismo.
O grande problema está no LDL. Ele é o grande vilão!
O LDL recebe o nome popular de ‘colesterol ruim’, o que não é para menos. Ele é o tipo de colesterol que, literalmente, gruda nas artérias e, conforme vão se acumulando, as placas de gordura vão surgindo.
Essas placas de gordura atrapalham a passagem sanguínea e podem, inclusive, entupir nossas artérias, oferecendo riscos muito sérios para a saúde cardiovascular.
Onde o colesterol é encontrado?
O colesterol é produzido naturalmente pelo nosso organismo, mas pode ser encontrado, também, em alimentos de origem animal como, por exemplo:
- Carne;
- Ovo;
- Leite e derivados;
- Frutos do mar.
Porém, uma simples mudança no preparo destes alimentos e a fonte de colesterol bom passa a ser fonte de colesterol ruim.
O peixe, por exemplo, é uma fonte de colesterol bom; mas se você o fritar ele passa a ser fonte de colesterol ruim. Outro exemplo é o leite, que se consumido in natura é fonte de colesterol bom, e se consumido em forma de leite condensado ou sorvete, por exemplo, se torna uma fonte de colesterol ruim.
Cuidado com as escolhas!
Indícios de que você possa ter colesterol alto
Nosso corpo nos dá sinais se algo não está ocorrendo de forma correta, mas no caso do colesterol alto não é bem assim que funciona!
A única forma de saber se seus níveis de colesterol estão dentro do esperado é realizando exames de sangue específicos para essa análise.
Porém, o paciente pode vir a sentir dores no peito e falta de ar, sintomas que estão associados à doenças cardiovasculares e que podem ligar o alerta para que o médico realize uma investigação mais profunda.
O que define que uma pessoa tenha colesterol alto?
Existe uma recomendação de que devemos manter os níveis de HDL acima de 40 mg/dL e os de LDL abaixo de 100 mg/dL, mas isso costuma variar de acordo com a saúde geral do paciente (o que determina se é um paciente de risco ou não).
Ações para prevenir o aumento do colesterol
A prevenção se dá, basicamente, pela adoção de um estilo de vida saudável.
Inclua hábitos saudáveis e previna não só o colesterol alto, mas também diversas condições que podem prejudicar sua saúde e a sua longevidade.
Pratique atividade física
Essa atitude pode, além de aumentar sua disposição, aumentar os níveis de colesterol bom e diminuir os níveis de colesterol ruim. Consulte um médico de sua confiança para que ele te indique quais atividades são mais adequadas para você, de acordo com suas particularidades.
Evite o tabagismo
Fumar aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas, pois danifica os vasos sanguíneos e faz com que o acúmulo de placas nas artérias seja mais rápido.
Cuide da alimentação
Opte por ingerir boas fontes de gordura, alimentos in natura e minimamente processados.
Tratamento para colesterol alto
Os hábitos saudáveis, citados anteriormente, servem para a prevenção e para o tratamento do colesterol alto.
Se você já estiver com colesterol alto, opte por carnes de frango e de peixe, ao invés de carne vermelha, por exemplo.
Além disso, tenha cuidados diários como diminuir o consumo de leite integral e seus derivados, escolha opções desnatadas, que possuem menos gordura.
Outra dica é substituir alimentos fritos pelas versões cozidas, assadas ou grelhadas.
Existem, ainda, alguns medicamentos que são capazes de auxiliar no controle e na redução do colesterol alto. Mas isso deve ser definido, exclusivamente, por um médico especialista.
Cuida da sua saúde na ISCEM
Cuidar da saúde é muito importante para aumentar a longevidade e a qualidade de vida.
Para saber como estão seus níveis de colesterol no sangue e se estão dentro do indicado para você, é importante passar por uma consulta, realizar os exames solicitados pelo médico e ouvir a opinião e as instruções dele.
Os profissionais da ISCEM estão prontos para te ajudar a cuidar da saúde.Nos siga no Instagram e tenha acesso a conteúdos incríveis sobre a saúde e como tratar diversas doenças de forma integrada e multidisciplinar.