Chegar à melhor idade com saúde e disposição é o sonho e a expectativa de muita gente. Envelhecer é um aprendizado que não se deve começar a partir dos 60 anos, trata-se de um exercício contínuo feito por toda a vida. Os cuidados com o corpo e a mente precisam seguir juntos na possibilidade de alcançar excelentes resultados.
Contudo, muitos brasileiros não têm se empenhado para manter a saúde e a qualidade de vida em dia. Uma recente pesquisa do Instituto Ipsos aponta que uma a cada três pessoas são sedentárias no Brasil. As justificativas variam entre falta de tempo, dinheiro e locais próximos adequados para a prática de exercício físico.
Melhor idade aumenta no Brasil
A população brasileira está ficando cada vez mais idosa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que houve uma queda de 5,4% nas faixas etárias abaixo dos 30 anos, enquanto as demais aumentaram. O índice de pessoas na melhor idade cresceu nos últimos 10 anos, o percentual saltou de 11,3% para 14,7% em 2021, o que representa mais de 30 milhões de brasileiros.
Os números não param por aí. A expectativa é que a população na melhor idade do país se torne a quinta no mundo em até 2030, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse índice deverá ultrapassar a faixa etária de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos. No entanto, um dos fatores essenciais na longevidade é a qualidade de vida, e a principal preocupação de especialistas é a maneira como esse grupo de pessoas está envelhecendo.
A importância do autocuidado na melhor idade
Obter autonomia e independência na melhor idade requer atenção e disciplina. Nessa fase, ocorrem diversas transformações. Em relação ao corpo, por exemplo, há o enfraquecimento dos ossos, envelhecimento dos órgãos e a redução da visão.
Já a saúde mental, precisa estar alinhada à autoestima, autoaceitação e ao bem-estar. Nesses casos, os fatores não podem ficar apenas sob responsabilidade do idoso, mas também de familiares, amigos e profissionais.
O autocuidado ocorre por meio de ações e investimentos a si mesmo. Entre os principais estão:
- Físico: trata-se de práticas ligadas ao nosso corpo. Isso inclui atividades físicas regulares, higiene pessoal, alimentação saudável, visitas regulares ao médico e boa qualidade de sono;
- Emocional: a saúde mental também deve ser levada a sério. A depressão na melhor idade lidera o ranking de casos no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde. A ajuda psicológica se faz importante, justamente para que o cognitivo e o emocional possam estar bem-postos;
- Social: engana-se quem acha que o autocuidado não depende de terceiros, a convivência e interação social também são fundamentais. A troca de experiência com amigos, o afeto com familiares e os relacionamentos saudáveis formam-se os pilares da construção de uma vida mais longa;
- Intelectual: há diversas alternativas que ajudam no estímulo da memória, conhecimento e concentração, sendo maneiras de exercitar o cérebro. Entre as principais estão os jogos, leitura, escrita e artesanato.
As boas práticas de saúde diminuem os riscos de doenças incidentes a essa faixa etária, incluindo mal de Alzheimer, Parkinson, perda auditiva, visual e outros.
Como manter a saúde na melhor idade?
O acompanhamento médico é de extrema importância, justamente pela saúde ser instável. As consultas de rotina, juntamente com os exames preventivos, mantêm o bem-estar e a qualidade de vida do idoso.
Na melhor idade, os cuidados precisam ser redobrados, as taxas de quedas com óbito em idosos aumentou nos últimos anos. Em 2018, foram 73 mil casos no país, sendo 88% no próprio domicílio da vítima, segundo o DataSUS.
Além do mais, a preocupação com os remédios deve ser constante. Ter um acompanhante ou familiar para auxiliar nessa demanda é importante. Agendar os horários certos e considerar a pontualidade impactam positivamente nos resultados na saúde de um idoso.
Vida mais saudável com a ISCEM!
Independente da idade e do seu objetivo, nossa equipe cuida de forma integral de você. Por meio de acompanhamento multidisciplinar, nossos profissionais de diferentes áreas, como nutrologia, nutrição, cardiologia e vascular, irão desenvolver a melhor estratégia que vai suprir as suas necessidades.
Prezamos pelo atendimento humanizado e acolhedor, com foco em promover a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Agende aqui sua consulta e realize os exames no mesmo local!