A alimentação é uma das principais questões quando o assunto é diabetes. Pacientes recém-descobertos temem as restrições de uma dieta regrada e controlada por toda a vida.
No entanto, sabia que é possível conviver com a doença e consumir alimentos que contêm açúcar, de forma saudável? Para isso, o segredo está na quantidade, qualidade e também no controle da glicemia.
O Brasil é o 5º país no mundo em incidência de diabetes. Ao todo, são mais de 14,5 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A estimativa é que esse número aumente para 21,5 milhões em 2030, de acordo o Atlas do Diabetes da International Diabetes Federation (IDF).
A prevenção ocorre pela junção de vários fatores, entre eles os exames de rotina periódicos e hábitos saudáveis, a fim de reduzir os riscos e manter a qualidade de vida.
Como é a dieta de uma pessoa com diabetes?
Antes de responder essa pergunta, é necessário entender o motivo que leva um portador de diabetes a uma dieta restritiva. A finalidade é reduzir o consumo de alimentos que contém carboidratos e açúcares, como mel, farinhas, massas, gorduras, proteínas retirar proteínas e gorduras, pois não são fontes de carboidratos e até mesmo algumas frutas, incluindo melão e melancia.
O consumo desses itens estimula o aumento de glicose na corrente sanguínea, o que causa o descontrole da doença. Para uma pessoa que vive com diabetes o ideal é ingerir alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, proteínas magras, sendo peixe e frango, e gorduras boas, incluindo óleos vegetais.
Além do mais, é imprescindível realizar seis refeições ao longo do dia, com intervalos de duas a quatro horas para que não ocorra o processo de hipoglicemia.
De que forma uma pessoa diabética pode consumir açúcar?
Quem tem diabetes pode consumir doces e alimentos que contêm açúcar, de forma controlada e regulada, mas é necessário disciplina e muito cuidado, pois os níveis de glicose devem estar equilibrados no organismo. Além disso, o paciente precisará de um acompanhamento e supervisão de um médico responsável.
A quantidade também pode variar de acordo com o tipo de diabetes que possui, sendo o mesmo aplicado às frutas. A pessoa portadora do tipo 1 deve contabilizar a porção no momento de realizar a aplicação da insulina.
Já quem possui o tipo 2, a recomendação é ainda mais cautelosa, pois 80% desta população está acima do peso e, por isso, o açúcar é inimigo número um da qualidade de vida.
Os riscos para quem abusa desses alimentos ricos em carboidratos e açúcares são graves e podem trazer consequências irreparáveis, causando danos nos rins, nervos, olhos, aumento do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outros.
Hábitos saudáveis ajudam a controlar o diabetes
Mesmo sendo uma doença crônica, alguns hábitos podem tornar a vida de uma pessoa que vive com diabetes menos pautada e sistemática. Entre os fatores que promovem o bem-estar estão:
- Manter o peso ideal: a obesidade e sobrepeso podem causar certo descontrole da glicemia. Isso propaga sérios problemas, principalmente a doenças relacionadas ao coração, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC);
- Não fumar: a pessoa diabética e fumante possui mais chances de desenvolver complicações da doença. Evitar o vício, melhora a disposição e a cicatrização dos tecidos, além de reduzir os riscos de doença renal diabética;
- Evitar o consumo de álcool: bebidas alcoólicas em excesso podem provocar danos ao órgão responsável pelo controle de açúcar no organismo, o fígado. Com isso, o diabético aumenta as chances de ocorrer hipoglicemia ou hiperglicemia.
- Praticar atividades físicas: esse fator é importante para qualquer pessoa, independente se tem comorbidade ou não. Acontece que para quem vive com o diabetes, os exercícios auxiliam na circulação do sangue, controlam o colesterol e a glicemia no organismo.
Aqui na ISCEM, você conta com profissionais que vão te ajudar a ter uma vida com mais qualidade. Além de consultas e exames laboratoriais, nosso time de nutricionista atuará em conjunto para traçar estratégias realistas que vão te ajudar na busca de hábitos mais saudáveis e controle do peso.
Diabetes: Prevenção e diagnóstico é na ISCEM!
A prevenção é a melhor forma de manter o bem-estar no dia a dia. De acordo com a OMS, cerca de 90% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados. A manutenção da saúde também inclui o acompanhamento médico e exames de rotina.
A ISCEM Medicina Integrada te auxilia na prevenção e diagnóstico de doenças, até mesmo aquelas assintomáticas e silenciosas. Além disso, nossos médicos nutrólogos irão avaliar o impacto dos nutrientes no seu organismo, sendo uma forma de encontrar alternativas adequadas para a sua alimentação.
Agende seu horário agora mesmo por aqui!