As doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortes no Brasil, assim como em todo o mundo.
O diabetes está entre os fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVC), insuficiência cardíaca e aneurismas, por exemplo.
Mudanças de hábitos e qualidade de vida estão entre as melhores maneiras de evitar os problemas relacionados ao coração.
Nosso país registra, todos os anos, cerca de 400 mil mortes em decorrência de complicações cardiovasculares, o que corresponde a 30% dos óbitos.
Ao todo, são 14 milhões de pacientes brasileiros portadores dessas doenças e os mais propensos a desenvolvê-las são os idosos acima de 70 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Diabetes no desenvolvimento de doenças cardiovasculares
Qualidade de vida e hábitos mais saudáveis são condições cruciais para a prevenção de problemas cardiovasculares.
Os fatores de risco incluem sedentarismo, vício em tabaco e em bebidas alcoólicas, além de doenças como hipertensão, obesidade e hiperlipidemia (níveis elevados de gordura na corrente sanguínea).
O diabetes também está entre as principais causas desenvolvedoras de doenças cardiovasculares.
O risco de uma pessoa diabética apresentar esta condição pode chegar a 40%, segundo a OMS.
Tendo como motivo o descontrole da doença, o alto nível de açúcar no sangue provoca uma escassez na produção de insulina, possibilitando que a glicose circule livremente no organismo, provocando alterações ameaçadoras ao coração, incluindo o entupimento das artérias.
Qual tipo de diabetes influencia mais para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares?
Os portadores de diabetes tipo II estão mais propensos a sofrer dessas complicações, devido a má qualidade de vida, que inclui hábitos alimentares não saudáveis, sedentarismo e a falta de acompanhamento médico.
De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), as mortes em decorrência cardíaca podem chegar a 80% nesses pacientes.
No entanto, por mais que o diabetes tipo I possua taxas menores, também requer atenção. Embora a doença se desenvolva ainda na infância ou na adolescência, devido a fatores imunológicos, o paciente precisa controlar a glicose diariamente.
Os sinais podem ser diferentes
As doenças cardiovasculares podem não apresentar sintomas evidentes antes de provocar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, por exemplo.
Por isso, a melhor forma de prevenir ou diagnosticar o problema é mantendo em dia os exames de rotina e os hábitos saudáveis.
Os primeiros minutos são fundamentais para salvar a vida do paciente. Desta forma, os principais sinais do pico da doença são:
- Fortes dores e desconforto no peito (sensação de aperto);
- Dificuldade para respirar;
- Tontura ou desmaio;
- Dormência no braço esquerdo;
- Enjoo e suor frio;
- Palidez.
No entanto, pessoas que convivem com o diabetes podem apresentar sintomas distintos dos demais. Em alguns casos, os sinais podem ser mais brandos, o que pode passar despercebido e fazer com que o paciente não procure ajuda.
Porém, os portadores desta doença crônica devem se atentar aos sinais como falta de ar, sudorese e tontura. Os médicos cardiovasculares recomendam que esses pacientes façam visitas e acompanhamentos regularmente.
Doenças cardiovasculares: como tratá-las?
O tratamento, em casos cardiovasculares, varia de acordo com os motivos que levaram ao desenvolvimento da doença e deve ser contínuo. Tratando-se de outros fatores, o ideal é torná-las sob o controle, como no caso do diabetes.
Monitorar e diminuir o nível de glicose na corrente sanguínea é a chave para reduzir as complicações de problemas do coração. No entanto, em alguns casos, o médico poderá recomendar ainda, repouso e antibióticos.
A ISCEM conta com um time de profissionais especializados que promovem um atendimento humanizado e acolhedor. O nosso intuito é obter resultados satisfatórios para a sua qualidade de vida.
Em nossa clínica, você conta com exames de diagnóstico a doenças cardiovasculares, como doppler de carótidas, doppler vascular, eletrocardiograma e outros, além de consultas médicas com cardiologistas e cirurgiões vasculares. Tudo no mesmo local!
Diabetes: dicas de prevenção à doenças cardiovasculares
O controle do diabetes é a melhor forma de prevenir as doenças cardiovasculares. Para isso, é necessário a transformação dos hábitos para o desenvolvimento do bem-estar e qualidade de vida.
Entre as principais mudanças necessárias estão:
- Diminua o consumo de alimentos gorduroso;
- Manere nos doces, farinhas e bebidas açucaradas;
- Mantenha o seu peso corporal ideal;
- Pratique atividades físicas;
- Evite álcool e tabagismo;
- Controle sua pressão arterial.
Aqui, você encontra médicos nutrólogos que podem identificar maus hábitos alimentares e te auxiliar na reeducação.
Já com nossos nutricionistas você receberá uma dieta personalizada, adequada às suas necessidades, rotina e aprenderá a fazer escolhas mais saudáveis. Ambos atuando em conjunto para chegar no seu objetivo.
Agenda a sua consulta agora mesmo, clicando aqui!