varizes e vasinhos

varizes e vasinhos


As varizes e os vasinhos geram bastante impacto na estética e, inclusive, na saúde e qualidade de vida do paciente.

Este problema, que pode atingir homens e mulheres, é bastante comum.

Quem tem varizes e vasinhos nas pernas, por exemplo, pode sentir uma sensação de peso nas pernas e um inchaço, mais comum ao final do dia.

Qual a diferença entre varizes e vasinhos?

O que os diferencia é o calibre das veias: enquanto as varizes são mais grossas, os vasinhos são mais finos. Ambos são veias que perderam sua função.

Uma curiosidade é que os vasinhos costumam aparecer, majoritariamente, nas camadas superficiais da pele e as varizes são mais profundas.

Principais fatores de risco para varizes e vasinhos

  • Genética

Pessoas com casos de varizes e vasinhos na família têm maior chance de desenvolver a condição.

  • Sexo

As mulheres sofrem diversas alterações hormonais ao longo da vida como a gravidez, menstruação e menopausa.

  • Distúrbios hormonais

Além disso, algumas mulheres realizam o uso de anticoncepcionais e fazem a reposição de hormônios. Com isso, os hormônios femininos diminuem a resistência dos vasos sanguíneos, comprometendo a passagem do sangue.

  • Sobrepeso e obesidade

Com o sistema circulatório sobrecarregado, o risco de desenvolver varizes aumenta significativamente. Isso porque o acúmulo de gordura aumenta a pressão nos vasos, atrapalhando o fluxo sanguíneo. 

Tipos de varizes

Existem quatro tipos de varizes: C1, C2, C3 e C4. Conheça, a seguir, um pouco sobre capa tipo.

  • Tipo C1

Esse tipo, geralmente, são os casos em que o paciente busca ajuda por conta da estética.

As varizes do tipo C1 caracterizam-se por serem vasos finos, de tonalidade roxa que não engrossam, mas que podem ser muitos. São os famosos vasinhos.

Eles surgem discretamente e, aos poucos, se alastram por toda a perna e coxa. Podem causar sensação de queimação no paciente e dor e/ou pesar nas pernas. 

  • Tipo C2

As veias que estejam dilatadas, tortuosas e que não funcionam mais fazem parte deste grupo e são chamadas de varizes. Elas podem fazer com que o paciente sinta dor, peso e inchaço nas pernas. 

Além disso, podem comprometer o bom funcionamento da safena.

  • Tipo C3 e C4

As varizes do tipo C3 são aquelas que já se encontram em um estágio mais avançado, causando inchaço e sensação de perna pesada.

Se ela não for tratada adequadamente pode evoluir para o tipo C4. Nesta etapa a perna fica manchada de marrom e a pele se torna extremamente seca, levando o paciente a coçar com frequência, ação que pode desencadear feridas que são difíceis de cicatrizar.

Como prevenir o surgimento de varizes e vasinhos?

Para prevenir o surgimento de varizes e vasinhos é imprescindível que você adote um estilo de vida saudável.

Praticando atividade física regularmente, seguindo uma alimentação equilibrada e evitando maus hábitos como o tabagismo e o alcoolismo a condição pode ser evitada.

Como é feito o tratamento?

Hoje em dia existem diversos tratamentos para deixar sua pele mais bonita e livre das varizes e vasinhos.

O tratamento cirúrgico é o mais antigo e visa remover, por completo, os vasos que estão danificados.

Existem ainda os tratamentos que utilizam laser ou substâncias químicas para solucionar o problema.

Porque o inverno é a melhor época do ano para tratar varizes e vasinhos?

Após realizar o procedimento de retirada ou ressecção dos vasinhos e varizes, o paciente deve utilizar meias de compressão por um período a ser definido pelo médico angiologista que, normalmente, é em torno de 60 dias.

Sendo assim, realizá-lo em um clima frio torna os dias pós-procedimento mais confortáveis. 

Além disso, após a retirada, é muito importante que o paciente evite, ao máximo, a exposição solar a fim de evitar manchas na pele. 

Conte com os cirurgiões vasculares e angiologistas da ISCEM para tratar varizes e vasinhos

Contamos com uma equipe especializada em cirurgia vascular para te oferecer um tratamento eficaz e seguro para resolver seu problema com varizes e vasinhos e recuperar sua autoestima e autoconfiança para usar saias, shorts e vestidos.

A ISCEM tem, em seu corpo clínico, profissionais especializados que se dedicam com muito empenho e maestria em promover um atendimento humanizado e acolhedor para você, paciente.

Aqui, você tem a comodidade de se consultar com especialistas e realizar exames no mesmo local. 

Entre em contato conosco e agende uma consulta para identificar qual tipo de varizes é o seu e qual o tratamento mais indicado.